5 benefícios que a abordagem do Inbound Marketing na comunicação pode trazer para o seu negócio!

Muito se fala ultimamente sobre Inbound Marketing e muita gente ainda não sabe o que é. Simples: Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que têm como objetivo atrair voluntariamente os consumidores para o site da empresa. É o contrário do marketing tradicional, e baseia-se no relacionamento com o consumidor em vez de propagandas e interrupções.” (Resultados Digitais). Sabia que 80% dos consumidores preferem buscar informação de um serviço ou produto em uma série de artigos do que em um anúncio publicitário? É nisso que o Inbound Marketing se baseia: fornecer essa informação que o consumidor busca!

Dentre os muito benefícios que o Inbound Marketing pode trazer para seu negócio, selecionamos esses 6. Vamos lá:

  1. Gerar e distribuir conteúdos relevantes

A premissa básica do Inbound é conteúdo. Então para começar a atuar nessa linha, você precisa produzir conteúdo, e um conteúdo relevante. Pense em quem compra seu produto – ou contrata seu serviço – e pense o que eles querem saber (ou que precisam saber). Gerando e distribuindo conteúdo relevante, você vai ser o resultado das buscas e seu produto/serviço será a solução do que o seu consumidor procura.

 

  1. Aumentar a visibilidade da sua marca

Uma vez produzindo conteúdo relevante e otimizado para ferramentas de busca (SEO), sua marca fica mais visível. Imagina seu site como primeiro lugar nos resultados do Google? Isso, pra quem busca, é sinal de relevância. O usuário confia mais em quem está no primeiro lugar do Google, o que automaticamente te garante mais cliques. Sua marca, então, passa a ser reconhecida como autoridade do assunto.

 

  1. Atrair clientes em potencial

Com um conteúdo bem feito, o seu potencial cliente vai te encontrar nas buscas e vai te ver nas redes sociais. Isso faz com que, naturalmente, ele seja atraído para seu site, sua landing page… E pra daí virar um lead e começar um processo de relacionamento ainda mais estreito com sua marca, é um pulo! Atrair o cliente é o principal objetivo do Inbound, que tem como principal meta fazer o cliente chegar até você.

 

  1. Otimizar o processo de vendas

Com as estratégias de Inbound bem amarradas e o processo funcionando, os leads que seu conteúdo vai atrair, chegarão até você de maneira organizada, de modo que você vai saber quem de fato tem interesse e está no momento ideal para fazer a compra do seu produto ou contratação do seu serviço. Assim você não perde tempo com quem não está na hora certa de fechar negócio e consegue dialogar melhor com quem está.

 

  1. Diminuir o custo de aquisição de clientes

Com um lead qualificado e sua equipe de vendas ciente de que aquele cliente já sabe o que quer, o processo fica muito mais simples. O tempo gasto por um vendedor na hora de fechar negócio é muito menor, já que o cliente chega com menos dúvidas e já disposto a compra. E, com um tempo menor gasto por cliente, mais clientes você consegue fechar num dia. Ou seja, o seu vendedor aumenta a produtividade e o custo de aquisição de clientes fica menor.

 

Em resumo, o Inbound chegou para resolver um problema de comunicação. Num universo de prospectes, apenas 3% está pronto para fechar negócio. E o Marketing Tradicional ignorava esses outros 97%. No Inbound a ideia é conversar com 100% dos clientes potenciais, entender o momento de cada um e partir pra venda com os que já estão prontos. Os que não estão serão trabalhados com conteúdo e relacionamento até que ele percorra todo o processo até chegar a hora de comprar/contratar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *