Com o público ligado em diversos canais e ferramentas, consumindo cada vez mais conteúdo de diversas plataformas, as marcas se veem na necessidade de explorar todas elas. Primeiro, a ideia era achar formas de chegar em cada uma separadamente. Hoje, a tendência é chegar em todas de uma só vez: campanhas multiplataformas.

 

Mas é só pegar uma campanha e replicar para as diversas mídias? Não, né? Então venha e se ligue nas dicas de como executar uma campanha multiplataforma:

 

  1. Não é porque a campanha é multi que ela deve ser total.

Não precisa incluir todas as redes, meios e plataformas na sua estratégia. A boa e velha máxima de que “menos é mais” se aplica bem nesse caso. Então, reavalie seu objetivo de campanha e seu público para poder chegar no formato ideal e nas plataformas adequadas pra alcançar o resultado desejado.

 

  1. Conheça o terreno que pretende explorar!

 

Não adianta se jogar numa plataforma que você não conhece. Até porque, para saber se ela serve pra sua estratégia, precisa pesquisar, entender as possibilidades dela e como o público se relaciona com ela. Assim você vai poder adequar sua campanha com segurança e proporcionar o máximo de experiência para seu público.

 

  1. A campanha é uma só, mas o conteúdo não pode ser!

Uma vez conhecendo cada plataforma, você entende que ela tem funções diferenciadas e que o público se relaciona com ela de forma particular. Então, o conteúdo deverá ser planejado especificamente para cada canal, para assim proporcionar a experiência adequada. Em alguns casos, o conteúdo é até parecido, mas deve-se respeitar os formatos de cada canal e fazer as devidas adaptações no material.

 

  1. Foque no público que você encontrará o caminho!

Hoje em dia o público é quem mais dita as regras do jogo nas mídias sociais. E, com uma boa dose de curiosidade e conhecimento, você consegue fazer uma pesquisa que te ajudará a entender onde seu público está e quais plataformas mais utilizadas por ele. Outro pulo do gato é usar os dados a favor da sua campanha para estar onde o consumidor está e falar como ele costuma se comunicar.

 

  1. Multiplataformas, mas uma única estratégia!

 

É importante pensar no todo e fazer a integração das plataformas ter sentido. Ao colocar a equipe de comunicação pra pensar junto e elaborar uma estratégia principal coesa, o desdobramento da campanha nas plataformas fica bem amarrado e a campanha tem mais chances de atingir seu objetivo.

Se ligue: contexto, engajamento e propósito são os pilares de uma boa estratégia multiplataforma!