Num longo processo de adaptação, os usuários foram apresentados a diversas ferramentas e novidades. Cada uma foi tendo o seu boom, seu momento de glória, seu tempo de fama. Hoje, apesar de ainda ocorrer esse fenômeno, o usuário já entende como a banda toca e não fica mais focado em uma rede. A onda agora é estar conectado em TODAS! Um caso recente foi o do formato stories, que começou como um aplicativo específico – o Snapchat – e depois foi implementado no Instagram, no Messenger do Facebook, no WhatsApp… E sabe o que aconteceu? As pessoas passaram a alimentar todas (ou quase todas) essas ferramentas com suas imagens instantâneas. Esse é um exemplo micro do universo multicanal que, com toda certeza, é a realidade do comportamento do seu público na internet.
“Se a Internet fosse de fato um lugar, estaria começando a parecer cada vez menos uma biblioteca e cada vez mais um rio” Peter da Vanzo
Uma vez que o acesso a informação é cada vez maior, o público começa a ficar mais exigente. Conteúdo, somente, não basta mais. É preciso ser relevante e promover EXPERIÊNCIA. Mesmo que a experiência seja apenas de ler um texto bem escrito ou com boas referências ao dia a dia e aos gostos e interesses dele. O cliente busca mais ser envolvido do que apenas ser informado. Ele gosta quando a marca cria uma relação próxima, responde, interage… e “fala” coisas que parecem que foram feitas pra ele (que, num certo nível, foram mesmo).
“Escreva algo que vale a pena ler ou faça algo que valha a pena ser escrito”
Benjamin Franklin
Agora uma pergunta pra você: o que é mais importante pensar na hora de gerar conteúdo para seu público? Em meio a diversas respostas que possam surgir na sua mente, te garanto que tem uma que é muito usada nesse meio digital: MOBILE FIRST! Ou seja, pensar antes de tudo que o conteúdo precisa ser adaptado para ser consumido através de smartphones e tablets. Mas se eu disser que não? Que essa não é a primeira coisa que você deve pensar? O que o mercado – agências e empresas – precisam entender é que o trabalho tem que ser pensado no usuário primeiro: USERS FIRST! Como seu usuário consome esse conteúdo? Parta daí e veja como seu universo vai expandir, seu público vai se identificar seu negócio vai decolar!
“Marketing tradicional fala para as pessoas.
Marketing de conteúdo fala com elas.” Douglas Kessler
Em meio a tudo isso, a real é que o mercado mudou muito! Mas muito MESMO! E acompanhar essas mudanças não é mais uma escolha! Se a ideia é continuar crescendo, conquistando novos clientes e melhorando o relacionamento com os que você já tem, a regra é pensar digital! Inovar! Fornecer sempre conteúdo relevante e de qualidade e cada vez mais estar perto do seu público!