E-mail marketing: você está usado essa ferramenta de forma errada!

Desde que surgiu, a prática do e-mail marketing vem sento amplamente usada por diversas empresas de diversos setores. A praticidade de ter um canal direto com o consumidor foi dando espaço para que esse tipo de contato fosse se desenvolvendo mais. Acontece que, com o tempo, os e-mails foram deixando de ser uma ação eficaz e passaram a ser um incômodo para quem recebia. No fim das contas, essa ferramenta passou a ser mal vista pelos usuários e até mesmo pelas empresas. Agora quer saber de uma coisa: a culpa não é do e-mail marketing! É de quem usa, que faz de maneira errada!

O mundo mudou, a forma do consumidor se relacionar com as marcas mudou. Não dá para continuar estratégias de anos atrás e querer que funcione. E nem vamos muito longe! Não dá para tentar coisas que até deram certos há seis meses, pois os resultados podem não ser os que você obteve nesse tempo que passou. Para cada necessidade, tem que ser feita uma estratégia para que tenha maior chance de sucesso.

Se você já usou e-mail marketing em algum momento, em seu negócio, e não deu certo, o que você fez? Você já se perguntou se o conteúdo era relevante? Agora uma outra pergunta: você já foi atraído por um tema de algo que não é de seu interesse, mas estava tão bem feito que se viu consumindo aquele conteúdo? Apostamos que sim! Isso com certeza aconteceu pelo fato de ser um conteúdo relevante!

O segredo é simples: SEGMENTAÇÃO e CONTEÚDO! Tudo gira em torno desses dois fatores!
Se você juntar um conteúdo relevante e interessante e conseguir fazer com que ele chegue ao seu público real, o resultado é certo!

 

SEGMENTAÇÃO

Com pesquisas, entrevistas e observações, você deve buscar padrões entre os seus clientes e os potenciais clientes. Dessa forma você consegue formatar quem é a PERSONA do seu negócio, ou seja, a representação semifictícia do seu público, e pode começar a entender como se aproximar dele. Dessa forma você vai mandar e-mails para quem quer seu produto e no momento certo, oferecendo ofertas pra quem já está no momento de compra e oferecendo dicas e conteúdos de formação para quem ainda não sabe exatamente o que quer.

 

CONTEÚDO

Uma vez entendendo quem é seu público, fica fácil falar com ele. A produção de conteúdo, então, fica mais pessoal e direcionada, de forma que quando o cliente receba o e-mail ele pense “era exatamente isso que eu precisava ler”! E claro, variar sempre nos formatos! E-mail marketing não precisa ser só com fotos e imagens, podem conter vídeos, eBooks, planilhas, ferramentas… o que não falta é formato diferente pra você explorar.

 

Ignorando as boas práticas de conteúdo e a segmentação ideal de público, o resultado é só um: spam! Cada vez que uma pessoa te marca como spam, os servidores entendem que seus e-mails não são bons e começam e te penalizar na distribuição. E ninguém quer isso, né?

O importante é conduzir as estratégias com pilares firmes em criatividade, eficácia e ética que potencializam um maior sucesso na comunicação. Por isso defendemos o e-mail marketing, não é uma ferramenta ruim, só tem que ser bem feita.

Lembre-se sempre: o e-mail marketing não está ultrapassado, o que acontece são estratégias ruins.

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