Quando se trata de presença online, uma marca tem diversas possibilidades a explorar. Se pensarmos só na estrutura de página, já esbarramos com três delas: website, hotsite e landing page. Mas aí vem a questão: qual a diferença entre elas? 

Site

Funciona como a casa da marca na internet. É onde se concentra todas as informações importantes como contatos, descritivo de produtos e serviços, informações institucionais e diversas outras coisas. Normalmente dividido em páginas ou seções, deve ser criado com foco na organização e qualidade do conteúdo, que é a alma do site. As atualizações são constantes – principalmente se houver um espaço para blog – mas o layout tende a ser fixo e, ao mesmo tempo, passível de modificações e melhorias ao longo do tempo. Quando é bem estruturado e possui informações bem organizadas, gera bom posicionamento no ranking das pesquisas do Google e de outros buscadores, aumentando assim as chances de ser encontrado pelos usuários. Alguns sites se apresentam como loja virtual, enquadrando-se em outra vertente do varejo.

Hotsite

É mais indicado para destacar ações pontuais. Normalmente contém apenas uma página e é criado com data de validade, já que é atrelado a alguma campanha ou ação específica/pontual como promoções, lançamentos de produtos, etc. Os layouts são mais dinâmicos e atrativos por possuírem maior apelo visual do que os sites. Normalmente não possui atualização constante quando está no ar, pois já é concebido com o conteúdo que precisa ser exibido até o último dia de exibição. As possíveis atualizações que podem sofrer estão relacionadas a manutenções ou ajustes de informações equivocadas. 

Landing Page

As landing pages são mais um conceito do que um tipo de site ou hotsite. A função delas é ser o destino direcionado de uma busca online, ou seja, quando você procura por alguma coisa específica, quando é impactado por um anúncio no Google ou até mesmo por um link disponível nas redes sociais, o direcionamento é feito para uma landing page. Pode ser um hotsite ou até mesmo uma página do site principal, mas vinculada exatamente ao que você procura. O conteúdo e layout de uma landing page devem ser pensados para cativar o usuário que estava buscando aquele conteúdo, levando-o provavelmente para um cadastro e transformando-o em lead – usuários com interesse no seu produto/serviço e, portanto, cliente em potencial. Uma vez com o contato desse lead, você tem a chance de se comunicar com um cliente que já quer saber sobre você e sobre o que você tem a oferecer. 

Uma vez dominando esses conceitos, é partir para a ação! Com pesquisas fundamentadas e um planejamento bem elaborado, a estratégia vai se desenhando e fazendo sua empresa/marca alcançar os objetivos que ela almeja. Além disso, com uma equipe de comunicação alinhada é possível criar ações multiplataformas, àquelas que unem estratégias e recursos off-line e on-line.